Nivea

O objetivo do Nivea Co-Lab foi atrair mentes criativas que mostraram como usar a tecnologia para incentivar a conexão, o toque e a relação entre as pessoas, ao invés de desconectá-las. O desafio do projeto foi reunir ideias poderosas, que usassem a tecnologia para conectar as pessoas e fortalecer os relacionamentos. Brasil, Coreia do Sul e Inglaterra foram os países selecionados, cada país teve 2 finalistas, e eu tive a oportunidade de ser um dos finalistas brasileiros. (ANO 2018)

Problema

O problema que levantei foi: Pessoas querem ajudar causas sociais, mas não sabem por onde começar por falta de informações de como achar instituições sérias, e de como poder ajudar apesar da correria do dia a dia e da falta de tempo. Além disso ajudar as instituições cadastradas a divulgarem as causas conseguindo ajuda financeira e/ou voluntária. E a partir disso que desenvolvi a ideia de criar um aplicativo que conecta as pessoas através de causas sociais, vou contar nas próximas linhas.

Descobrindo o problema

A primeira etapa do Duplo Diamante se chama “Descobrir” e tem como objetivo entender profundamente o problema que precisa ser resolvido, e antes de fazer é preciso entender!

E antes de fazer qualquer coisa, entender o que vai ser feito é tão importante quanto fazer, pensando nisso comecei pela primeira etapa do duplo diamante que é a descoberta, aonde é o momento de observar, pesquisar e analisar.

Pesquisa

A pesquisa Outras Formas de Trabalho 2017, divulgada pelo IBGE em 2017, mostra que 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário, o equivalente a 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade. O aumento foi de 12,9% em comparação a 2016. O perfil dos voluntários no país é prioritariamente de mulheres que têm uma série de atividades extras, além de trabalho e afazeres domésticos.

Os que desenvolviam atividades voluntárias em 2017 eram 5,1% das mulheres e 3,5% dos homens, fato observado em todas as grandes regiões. A dedicação ao trabalho voluntário é maior entre os que têm uma ocupação (4,7% do total) do que entre os não ocupados (3,9%). Em relação à idade, a participação nessas atividades é maior entre as pessoas mais velhas: em 2017, 2,9% dos que têm 14 a 24 anos faziam trabalho voluntário; a proporção sobe para 4,6% entre os de 25 a 49 anos; e para 5,1% entre os que têm 50 anos ou mais.

Nas regiões Norte e Nordeste, no entanto, a maior taxa foi a do grupo de pessoas de 25 a 49 anos de idade (6,9% e 3,6%, respectivamente). Se considerado o grau de escolarização, a participação é maior entre os que têm nível superior completo (8,1%) do que os que não têm instrução ou têm o fundamental incompleto (2,9%). Para a analista de Trabalho e Rendimento do IBGE, Alessandra Brito, este aumento "pode ser por causa do maior acesso à informação da população graduada, que sabe onde realizar esse tipo de trabalho, uma vez que as pessoas com nível superior completo costumam estar melhor inseridas no mercado, com mais tempo livre, e podem por isso mesmo ter uma maior conscientização frente aos menos escolarizados".

https://agenciabrasil.ebc.com.br/node/1116832

Trabalho Voluntário

Cerca de 13% dos voluntários cumpriram atividades em associação de moradores, associação esportiva, ONG, grupo de apoio ou outra organização. A minoria, 9,8%, realizava o trabalho de forma individual, porém essa parcela vem aumentando ano a ano. Em 2016, eram 8,4% e em 2017 subiu para 9%.

“O trabalho de forma individual é aquele feito diretamente a outra pessoa, como um vizinho que acompanha um idoso a uma consulta médica ou uma pessoa que distribui alimentos a necessitados do bairro. Lembrando que o voluntário pode realizar trabalhos em mais de um local.

Fonte:https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24268-pais-tem-7-2-milhoes-de-pessoas-que-fazem-trabalho-voluntario

Jornada do Usúario

Com a persona definida e compreendida,a próxima etapa foi fazer um mapa da jornada do usuário, para visualizar melhor o que os usuários podem experienciar durante o contato com o aplicativo. Lembrando apenas que, essa é uma de muitas jornadas possíveis.

Estruturando o APP

idéia é desenvolver um aplicativo que possibilita potencializar a realização de ações voluntárias e causas sociais importantes para você. Ajudando na construção e integração de uma sociedade mais humana e integrada. O aplicativo irá funcionar como uma rede social, aonde as pessoas acessem e conheçam causas sociais, serviços voluntariados, instituiçoes e possam aderir a causas que sempre se identificaram.

Mas as vezes não sabe por onde começar. A iniciativa precisa que nao seja apenas um aplicativo, mas sim que as pessoas abracem essa causa, queiram fazer parte, para quem olhar pensar: “EU QUERO FAZER PARTE DISSO” A idéia é desenvolver uma pulseira, que sirva como um simbolo de todas as causas.

E mostrar para as pessoas com orgulho, mostrando uma união para fazer um mundo melhor e quem vé querer fazer parte dessa união.

A pulseira sempre notificara do que acontece no app notificando o usuário conforme a configuração pessoal, fazendo com que o usuário sempre esteja informado das ações sociais das instituiçoes e de tudo que acontece no mundo das causas sociais. E a ideia é fazer gamificação conforme o usuário participa e divulga as ações sociais, como descontos em produtos Nivea, vouchers de descontos em apps de transporte entre outras ideias que venham a ajudar o usuárioe as causas.

Nome APP

Alegria Chegou (Yoruba Da Nigéria) A escolha do nome foi baseada na cultura dos povos africanos que se apoiam integralmente no poder da oralidade, pois a oralidade é a prática de uso da língua natural por meio da produção sonora, em diversos gêneros de texto orais, nos mais diferentes contextos e níveis de formalidade.

Nela, estaria inclusa a fala (forma de produção textual por meio de sons articulados e de significados), acompanhada de outros aspectos como a prosódia, os gestos, a expressão facial, os movimentos corporais, entre outros.

Próximos Passos

Esse é apenas o estudo de uma primeira fase, aonde é preciso mais estágios e pesquisas mais aprofundadas para esse produto de fato existir, além do tempo hábil para entrega do projeto que entre seleção, alinhamento, correções, viagem e apresentação na Alemanha, foi um período de 14 dias corridos (aonde eu dispunha de tempo apenas nas horas vagas do trabalho), a concepção da idéia, pesquisa, projeções, prototipagem e apresentação foi feita apenas por mim, sei que tem alguns gaps que podem ser corrigidos em um segundo momento.

Agradecimentos

Beiersdorf Nivea Brasil e Alemanha, Cheil Brasil e Cheil UK, além de um agradecimento muito especial para Nicola Schumann da Beiersdorf Nivea Alemanha, que me ajudou muito na recepção, hospedagem e idiomas.